Um Romance de Geração – O Filme

Blog do Longa-Metragem de David França Mendes

That 70’s show

Posted by manoelacesar em setembro 16, 2006

“A liberdade é uma calça velha, azul e desbotada”

(Jingle da calça jeans US/TOP, 1972)

Pouco antes de começar a filmar Um romance de geração, David convidou toda a equipe para uma reunião no estúdio. Mas, nada de ensaio. A grande estrela da noite exigiria uma madrugada de pesquisas e bate-papos acalorados: a década de 70.

Embora Um romance de geração não seja um filme de época, o longa traz várias referencias à década. Para que o clima “70” fosse sendo aos poucos internalizado pela equipe, em especial pelos atores e pelos diretores de arte e fotografia, David pediu que todos levassem para o estúdio seus filmes, livros, músicas, objetos e idéias que remetessem ao comportamento e a estética que marcaram a geração do desbunde.

Marcado para às 20h, o encontro rolou até a madrugada, regado a vinho e petiscos, enquanto a filmografia de diretores como Paul Thomas Anderson, Woody Allen e Stanley Kubrick era relembrada num pequeno projetor conseguido por David.

– Se vocês repararem, vão perceber que em Buggie Night o diretor aposta no vermelho o tempo todo. Acho legal elegermos um tom pastel como marca no nosso filme, intervia Cícero durante a exibição de uma cena do filme de Anderson, enquanto Joana, da Arte e Figurino, buscava referências nos cenários improvisados com objetos de cena para construir o ambiente metalinguistico de Um Romance.

Uma resposta to “That 70’s show”

  1. […] Boa a lembrança da Manu (ver post abaixo) de comentar a noite em que nos reunimos, equipe, elenco e autor, para conversar sobre filmes que tinham ou não a ver com o nosso, e sobre a década de 70, época em que se passa o livro. […]

Deixe um comentário